domingo, 19 de janeiro de 2014

Literatura Apocalíptica


    A literatura apocalíptica teve seu inicio na Bíblia, onde é notório o destaque que se dava ao fim de uma determinada raça. Posteriormente a vimos em livros do século XXI ao qual destacavam um mundo sem possível salvação. Neste gênero encontramos características presentes de personagens que fazem previsões sobreo fim do mundo e as mesmas acontecem. Esse tipo de previsão pode ocorrer de modo aleatório no subconsciente ou através de algum embasamento cientifico como visto no filme “2012”.

    Abaixo trago a citação de um texto retirado da internet onde podemos notar como esse tipo de literatura ganhou corpo e vida.
"A literatura apocalíptica é um gênero de temática profética cujas revelações muitas vezes são mediadas por um outro ser mundano à um receptor humano, revelando uma realidade transcendente que é simultaneamente temporal, na medida em que prevê a salvação escatológica, ou espacial, na medida em que envolve um outro ser sobrenatural. Sua origem se dá nos livros de cunho bíblico."

 

   A literatura apocalíptica distingue-se da profecia por vários aspectos, entre eles mencionamos: o caráter esotérico, o sofrimento dos santos aliado à esperança de libertação final mediante intervenção divina, grande julgamento intervindo na história, a vinda do futuro não como conseqüência do presente, e a visão dos ímpios como adversários de Deus. Outras características são: conflito cósmico, combate entre dois adversários fortes, relato em forma de visão, e atribuição de autoria a um famoso personagem do passado.

   Uma outra característica deste tipo de literatura são os livros que destacam o empasse de Deuses, onde pela fúria dos mesmos haveria a extinção total da raça humana.

    Em partes a literatura Apocalíptica não é de toda má. No fim de algumas histórias por exemplo o fim pode ficar aberto à interpretações alheias ou então como em “2012”, onde os habitantes tem o mesmo fim de Noé propensos a fundarem um novo planeta.

    Distinguir o gênero não é o mais difícil, o problema é saber enquandra-lo ou não na era “post-modern” e ver se as características batem, porém isso é assunto para um outro tópico.

    Se quiserem conferir recentemente foi lançado o livro “Inferno” do autor Dan Brown, que possui todas as características acima citadas.

Por hoje é só!

 Por: Jhonata Teixeirão